Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1.º CEB e Educadores de Infância turma _05_EXP1_T1

Apresentação

No Projeto Educativo do Agrupamento de pertença, no perfil do aluno, no apartado das competências vem explícito que o mesmo deve desenvolver o pensamento crítico e criativo, o que requer observar, identificar, analisar e dar sentido à informação, às experiências e às ideias e argumentar a partir de diferentes premissas e variáveis e ainda que deve desenvolver o saber científico, que diz respeito à mobilização da compreensão de fenómenos científicos e da sua aplicação, para dar resposta aos desejos e necessidades humanas. Ora, as aprendizagens Essenciais de Estudo do Meio também referem que o aluno no final do 1.º ciclo deve ser capaz de utilizar processos científicos simples na realização de atividades experimentais e de reconhecer o contributo da Ciência pra o progresso tecnológico e para a melhoria da qualidade de vida, por isso, pretende-se promover a formação contínua no âmbito do ensino experimental das Ciências, com vista ao incremento de recurso às metodologias ativas e experimentais, por parte dos professores e educadores; e ainda que: - Se sintam mais confiantes e capacitados no que ao ensino experimental das Ciências diz respeito; - Encarem e valorizem o ensino experimental em Ciência como processo de desenvolvimento do professor, numa perspetiva vertical e horizontal; - Melhorem os índices de literacia científica; - Desenvolvam uma atitude de interesse, apreciação e gosto pela Ciência e seu ensino. A finalidade última será a melhoria das aprendizagens dos alunos.

Destinatários

Professores dos grupos 100 e 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 100 e 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 100 e 110.

Objetivos

- Atualizar e aperfeiçoar conhecimentos científicos, operacionalizando-os em termos experimentais; - Contribuir para o desenvolvimento de boas práticas de ensino das Ciências de base experimental; - Aprofundar a compreensão dos professores do 1.º CEB e educadores de infância sobre a importância de uma adequada Educação em Ciências para todos; - Promover conhecimento didático de conteúdo, com ênfase no ensino das Ciências de base experimental nos primeiros anos; - Proporcionar a oportunidade de se envolverem em aprendizagens significativas que lhes permitam desenvolver capacidades instrumentais cada vez mais poderosas para compreender, explicar e atuar sobre o Meio de modo consciente e criativo; - Incentivar a investigação e a troca de experiências entre os professores; - Promover a reflexão sobre o papel do trabalho experimental no ensino das Ciências. - Mostrar novas e interessantes opções de trabalhar Ciências a utilizar, à luz dos conhecimentos didáticos atuais;

Anexo(s)

Formador

Maria Adelina Vaz Morgado

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-01-2022 (Quarta-feira) 16:30 - 18:30 2:00 Presencial
2 26-01-2022 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
3 09-02-2022 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
4 24-02-2022 (Quinta-feira) 16:30 - 18:30 2:00 Presencial
5 16-03-2022 (Quarta-feira) 16:30 - 18:30 2:00 Presencial
6 23-03-2022 (Quarta-feira) 16:30 - 19:00 2:30 Presencial
7 06-04-2022 (Quarta-feira) 16:30 - 18:30 2:00 Presencial
8 13-04-2022 (Quarta-feira) 16:30 - 18:30 2:00 Presencial
9 05-05-2022 (Quinta-feira) 16:30 - 19:00 2:30 Presencial
10 19-05-2022 (Quinta-feira) 16:30 - 18:30 2:00 Presencial
11 25-05-2022 (Quarta-feira) 16:30 - 18:30 2:00 Presencial
Início: 12-01-2022
Fim: 25-05-2022
Acreditação: CCPFC/ACC-113430/21
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Agrup. de Esc. Morgado de Mateus - C.E. Abade Mouçós