A oralidade na aula de Português (língua materna): das aprendizagens essenciais às rubricas. Práticas de ensino explícito e de avaliação da competência da oralidade. turma 1

Apresentação

Por um lado, trata-se de um domínio bastante relegado na aula de Português Língua Materna, onde quase não há lugar para a sua exploração mais sistemática, intencional e explícita. Esta atitude sustenta-se na perspetiva bastante divulgada de que as realizações orais são sempre espontâneas e informais, o que acaba por se traduzir a ausência de um estatuto autónomo no processo de ensino-aprendizagem, embora em articulação com os domínios da leitura, da escrita, da educação literária e da gramática. Este facto contraria o espaço reservado à dimensão oral quer nas Aprendizagens Essenciais, quer no “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, que exigem estudo, treino, descrição, avaliação e correção, em contextos de aprendizagem oficinal/laboratorial. Assim, consideram-se necessários o desenvolvimento e a consolidação da competência de comunicação do aluno, nas suas várias componentes, propondo-se aos professores estratégias que levem ao aperfeiçoamento da competência de comunicação oral do aluno-indivíduo, através do domínio dos conteúdos processuais e declarativos, previsto nos documentos legais em vigor.

Destinatários

Professores dos grupos 200,210,220 e 300

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 200,210,220 e 300. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 200,210,220 e 300.

Objetivos

 promovam, na escola, uma verdadeira pedagogia da competência da oralidade na aula de Português Língua Materna, interessante para o aluno e para o professor;  procedam a uma mudança correta dos métodos da didática da oralidade na aula de Português Língua Materna; conheçam os processos diversificados de produção e de aperfeiçoamento de diversos géneros textuais orais previstos nas Aprendizagens Essenciais de Português Língua Materna do Ensino Básico e do Ensino Secundário;  produzam e partilhem sugestões de atividades a desenvolver no âmbito do treino da competência da oralidade, de acordo com o previsto nas Aprendizagens Essenciais de Português Língua Materna do Ensino Básico e do Ensino Secundário;  se sintam estimulados para a autoaprendizagem, pesquisa e a atualização permanente de conhecimentos científicos e de práticas pedagógicas;  desenvolvam a capacidade de utilização das TIC com vista à sua integração na conceção, planificação e dinamização de atividades pedagógicas na área curricular de língua portuguesa

Conteúdos

1. A competência da oralidade na aula de Português Língua Materna (Duração prevista: 2,5 horas) 1.1 Características específicas da compreensão oral e da produção oral 2. A competência da oralidade nas Aprendizagens Essenciais de Português Língua Materna do Ensino Básico e do Ensino Secundário (Duração prevista: 2,5 horas) 3. Propostas de dinamização e de avaliação da competência da oralidade na aula de Português Língua Materna do Ensino Básico e do Ensino Secundário (Duração prevista: 10 horas) 4. Apresentação dos trabalhos e reflexão conjunta sobre a consecução dos objetivos (Duração prevista: 10 horas)

Metodologias

1. Metodologias de caráter teórico-prático, com recurso a métodos ativos, discussão, debate e estudo de caso, em plenário, e resolução de tarefas propostas pela formadora, em grupo; 2. Elaboração de materiais pedagógicos e de avaliação para a oficina de oralidade – trabalho de grupo/ individual; 3. Divulgação e discussão, em plenário, dos trabalhos realizados quer em contexto de trabalho de grupo, quer em contexto de trabalho autónomo; 4. Avaliação do processo e do produto, em plenário. A . Planificação de uma oficina de oralidade para o ensino e a aprendizagem explícitos da competência da oralidade B . Produção de materiais pedagógicos de suporte às planificações desenhadas C . Construção de dispositivos de avaliação adequados a situações de desenvolvimento da competência da oralidade

Avaliação

 Participação na discussão que se favorece nas sessões presenciais (peso na avaliação: 30%)  Produção de materiais finais preparados para partilha (peso na avaliação: 50 %)  Elaboração de um relatório reflexivo sobre o conjunto das sessões da unidade de formação (peso na avaliação: 30%)

Bibliografia

• O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória (2018). Lisboa: Ministério da Educação. • Aprendizagens Essenciais de Português – do Ensino Básico e do Ensino Secundário • Silva, F.; Viegas, F.; Duarte, I. M.; Veloso, J. (2011). Oral. Guião de Implementação do Programa. Lisboa: Ministério da Educação, Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. • Coutinho, A. e Jorge, N. (coord.) (2019). Ensinar géneros de texto. Conteúdos, estratégias e materiais. Lisboa: Calameo. • Dolz, J.; Schneuwly, B. (2016). Pour un enseignement de l’oral. Initiation aux genres formels à l’école. Paris: ESF.

Formador

Maria da Conceição Quinteira Pires

Início: 15-05-2024
Fim: 19-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-121625/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária Araújo Correia