Bullying e Ciberbullying - Prevenir e Agir turma T1 - Rodo

Apresentação

odas as formas de violência escolar violam o direito fundamental à educação e nenhum país pode atingir uma educação inclusiva e de qualidade se os alunos estiverem expostos à violência. Acresce que, a violência escolar, onde se enquadram o bullying e o ciberbullying, pode ainda afetar seriamente a saúde e o bem-estar das crianças e dos adolescentes, com consequências negativas que podem persistir até à idade adulta.De acordo com as Nações Unidas, a prática do Bullying e/ou Ciberbullying afeta uma em cada 3 crianças/jovens.No ano letivo 2019//2020 o Ministério da Educação decidiu impulsionar um “Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying” nas escolas. Este plano tem associada a campanha “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, com vista à promoção da utilização de diferentes abordagens de prevenção e intervenção, face ao bullying e ao ciberbullying.Neste sentido a presente ação pretende oferecer o seu contributo para os objetivo traçados pelo referido plano. É Fundamental nos dias de hoje que todos os elementos da comunidade educativa conheçam a problemática do Bullying e Ciberbullying, sabendo identificar e responder de forma pronta a todo e qualquer episódio que atente contra a segurança e bem-estar de cada um dos elementos da comunidade.É na identificação o mais breve e na intervenção imediata e mais assertiva dos casos de bullying que reside o sucesso da mesma e a promoção do bem-estar de todos os agentes do espaço educativo.

Destinatários

Pessoal Não Docente.

Objetivos

Compreender os conceitos de Bullying e Ciberbullying;Descrever Diferentes Tipos de Violência; Identificar os diferentes tipos de violência em contexto escolar (e.g. Bullying; Ciberbullying; Violência; Provocação);Compreender os fatores associados ao Bullying e a outras formas de violência: Fatores Individuais; Fatores Sociais; Fatores Familiares; Fatores escolares;Perceber a relação entre as perturbações do comportamento e a Delinquência;Analisar as relações entre as competências sociais e o desajustamento Social;Compreender as Estratégias de Prevenção e Intervenção: Intervenções na área da prevenção da violência; Treino de Gestão Parental; Treino Cognitivo de Solução de Problemas; Tratamento Multi-Sistémico);Compreender as Intervenções baseadas no Desenvolvimento de Competências: Intervenções Comunitárias; Trabalho em parceria; Intervenções em Contexto Escolar e suas implicações; Fornecer oportunidades de reflexão e sugestões de atuação no domínio do Bullying e do Ciberbullyin

Conteúdos

1- Apresentação (1 hora)2- Descrever Diferentes Tipos de Violência; (1 hora)3- Compreender os conceitos de Bullying e Ciberbullying (1 hora)4- Identificar os diferentes tipos de violência em contexto escolar (e.g. Bullying; Ciberbullying; Violência; Provocação) (2 horas); 5- Compreender os fatores associados ao Bullying e a outras formas de violência: Fatores Individuais; Fatores Sociais; Fatores Familiares; Fatores escolares; (2 hora). 6- Perceber a relação entre as perturbações do comportamento e a Delinquência (1 hora); 7- Analisar as relações entre as competências sociais e o desajustamento Social (1hora); 8- Compreender as Estratégias de Prevenção e Intervenção: Intervenções na área da prevenção da violência; Treino de Gestão Parental; Treino Cognitivo de Solução de Problemas; Tratamento Multi-Sistémico) (2 hora); 9- Compreender as Intervenções baseadas no Desenvolvimento de Competências: Intervenções Comunitárias; Trabalho em parceria; Intervenções em Contexto Escolar e suas implicações (2 hora); 10- Fornecer oportunidades de reflexão e sugestões de atuação no domínio do Bullying e do Ciberbullying (1 hora); 11- Avaliação (1hora)

Avaliação

Avaliação Quantitativa - Avaliação Qualitativa - Ponderação participação: 60%; Ponderação assiduidade: 10%; Ponderação testes/trabalhos escritos: 30%

Modelo

Questionário a preencher pelos formandos para avaliar a ação; Questionário a preencher pelos formadores para avaliar a ação; Relatório final da entidade formadora; Relatório final do formador.

Bibliografia

Bullying e Ciberbullying. O que fazemos com o que fazem Conosco? (Maldonado., M. 2011)Manual Antibullying - Para Alunos, Pais e Professores (Teixeira, G., 2011);Prevenção da Violência e do Bullying em Contexto Escolar (Carvalhosa. S., 2010)

Formador

Sérgio Alexandre Ramalho Marado Lancinha

Início: 04-04-2024
Fim: 05-04-2024
Acreditação: DGAE/1124/2024
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo